VÔO

Alheias e nossas as palavras voam.
Bando de borboletas multicores as palavras voam
Bando azul de andorinhas, bando de gaivotas brancas, as palavras voam.
Voam as palavras como águias imensas.
Como escuros morcegos como negros abutres, as palavras voam.
Oh! alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor de nós as palavras voam.
E as vezes pousam.

(Cecilia Meireles )

Visitantes Website counter


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

História Regional da Infâmia- Juremir Machado da Silva

Juremir Machado da Silva

Juremir Machado da Silva nasceu no ano de 1962, na cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. É escritor, jornalista, tradutor e professor universitário. Além de ser formado nos cursos de jornalismo e história através da PUCRS, Universidade onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Juremir é doutor em Sociologia pela Universidade Paris V, René Descartes, Sorbonne. Como jornalista, atuou de correspondente no jornal Zero Hora de Porto Alegre, teve passagem pela revista Isto É e colaborou com a F. de São Paulo. Hoje, trabalha como colunista no jornal gaúcho Correio do Povo, em que assina uma coluna seis dias por semana, e comentarista diário da Rádio Guaíba nos programas Bom-dia e Ganhando o jogo. Além do doutorado na Sorbonne, seguiu os cursos de Pierre Bourdieu e Umberto Eco no Collège de France.




A Revolução sem mitos

História regional da infâmia - O destino dos negros e outras iniquidades basileiras (ou como se produzem os imaginários) é um livro que contesta os mitos que por séculos sustentaram o imaginário acerca da Revolução Farroupilha. Juremir Machado da Silva, romancista, professor universitário, ensaísta, historiador e tradutor, juntamente com uma equipe de dez pesquisadores, se debruçou sobre 15 mil documentos para trazer à luz este minucioso estudo sobre as verdadeiras causas da Guerra dos Farrapos.
Assim como Jorge Luis Borges em sua História universal da infâmia, Juremir tira do pedestal da glória os grandes heróis da Revolução – Bento Gonçalves, David Canabarro, general Neto, Vicente da Fontoura, entre outros – e os devolve ao plano terreno dos mortais, revelando como interesses pessoais corroeram o lema revolucionário de “liberdade, igualdade e humanidade”. O autor também questiona a origem dos recursos financeiros que possibilitaram a Revolução Farroupilha. Por trás dos discursos abolicionistas havia o sistemático financiamento da luta armada com a venda de negros e promessas vazias de liberdade aos cativos que nela lutassem.
Sem receio de tocar em tabus da história gaúcha, Juremir alimenta a discussão sobre uma possível traição na batalha de Porongos, quando grande parte dos negros foi massacrada num ataque surpresa das forças imperiais, sustentando que a batalha não passou de um estratagema para o aniquilamento dos negros revolucionários.
História regional da infâmia revela em detalhes os bastidores dessa revolução de estancieiros gaúchos que, em quase dez anos de luta, contabilizou menos de 3 mil mortos – número que reduz o conflito a uma dimensão infinitamente menor do que aquela ensinada nas escolas. A partir da análise da mistificação criada por historiadores que não só incharam a história e a importância da revolta, como também deturparam suas principais causas e escolheram seus heróis, o autor mostra que a Revolução Farroupilha acabou bem – ao menos para os seus líderes, que foram regiamente indenizados pelos vencedores imperiais.  
Preço R$ 48,00




Juremir Machado possui uma vasta lista de títulos lançados, entre eles o livro-reportagem A noite dos cabarés (Mercado Aberto, 1991), O pensamento do fim do século (L&PM, 1993), A miséria do jornalismo brasileiro (Vozes, 2000), o romance de não-ficção, Getúlio (Record, 2004). O mais recente lançamento do autor é História regional da infâmia – o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras (ou como se produz o imaginário), (L&PM, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário