Cremos que o ponto alto do texto lido retrata justamente a forma com que os professores levam a poesia pra sala de aula, atrelando a mesma a aprendizagem de conteúdos.Dessa forma a escola quebra o encantamento em muitos casos iniciado pelas famílias, que apostam nas histórias,nas poesias,nas canções para transmitir nossa cultura, sem exigir retorno imediato desse aprendizado.O encantamento da poesia não se restringe ao 1° ano escolar, mas sim desde os primeiros anos de vida da criança onde os pais contam e cantam para seus filhos.Aliando a todo esse encantamento temos hoje também a tecnologia, que está ai para transformar nossa prática pedagógica em algo bem significante. Mas para que isso aconteça é necessário que o adulto, em especial o professor se envolva com a poesia de forma lúdica, para que o aluno possa ter prazer neste tipo de leitura, transformando-se como sujeito leitor e futuro produtor de textos. A poesia tem uma linguagem mágica que leva ao encantamento com o mundo das letras, que é quebrado quando é usada mecanicamente para trabalhar expressões lingüísticas.
Concluímos que a arte pode promover conhecimento, mas é também uma atividade lúdica e para realizar um trabalho rico e voltado para o mundo infantil o professor precisa se “contaminar” com a poesia, sem querer interpretá-la, e sim brincar com a rima, o ritmo, a sonoridade, o desafio das charadas, as parlendas e os adivinhas ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário